sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hoje dia 23 de Abril é dia de Ogum (S. Jorge)

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Salve Ogum!, Salve meu protector!

Salve meu Pai!

Abençoai-me, dai-me força, fé e esperança.

Senhor Ogum meu pai ,

Deus das guerras e das demandas,

Livrai-me de todos os empecilhos e

De todos os meus inimigos, sejam eles visíveis ou invisíveis.

Abençoai-me neste instante e sempre,

Para que as forças do mal não me atinjam.

Ogum Yê,

Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.

Patacori... Ogum Yê... Ogum meu Pai,

vencedor de demandas... Ogum Saravá Ogum...

Que assim seja!

 

Meus irmãos neste dia tão importante para nós Umbandistas, quero pedir-lhes que acendam uma vela branca,

e que rezem pela Paz , pela Justiça e pela Evolução do nosso Mundo.

Vela Branca

Um abraço deste vosso amigo!!!…………………Muito Axé!!!!!!!

Paulo de Ogum

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O peso da nossa Cruz

Independentemente da nossa religião ou da nossa crença, ou mesmo da ausência delas! 
Por vezes achamos a nossa cruz muito pesada, mas talvez exista  um motivo.… faz-nos pensar!!!

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Há sempre uma razão para o peso da cruz, que cada um de nós carrega...

Se deseja aliviar o peso da sua Cruz, pratique a caridade e o Bem, verá que se sentirá melhor e mais leve, pois ajudando o seu próximo a ser feliz, será com certeza também, uma pessoa mais feliz!!!!!

Que Oxalá ilumine o vossos caminhos meus irmãos, muito….Axé!!!!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Umbanda Reportagem Tvtem / Ricardo Barreira fala sobre as verdades da Umbanda/ Bauru- São Paulo

DIVERSIDADE CULTURAL - CONHECENDO A MACUMBA, UMBANDA E CANDOMBLE

Martinho da Vila Canta na Umbanda

Axé (Àse)

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Àse em Yoruba ou Axé em Português significa:
Energia, poder, força da natureza. Poder de realização através da força sobrenatural.
Também se refere ao género musical popularizado pelo carnaval baiano, a partir dos anos 90. A palavra Axé significa força mística ou energia vital vinda dos orixás. Assim, quando se deseja axé a alguém, estamos a desejar que essa pessoa seja abençoada pelos orixás, a palavra Axé também pode ser usada para se referir ao terreiro, Ilê Axé (Casa de Axé).
Assim sendo, aproveito a deixa para desejar a todos muito Axé.!!!!
Mestre Machado

Exú para Jorge Amado

EXUGUARDIÃO

Não sou preto, branco ou vermelho
Tenho as cores e formas que quiser
Não sou diabo nem santo, sou Exú!
Mando e desmando
Traço e risco
Faço e desfaço
Estou e não vou
Tiro e não dou
Sou Exú.
Passo e cruzo
Traço, misturo e arrasto o pé
Sou reboliço e Alegria
Rodo, tiro e boto,
Jogo e faço fé.
Sou nuvem, vento e poeira
Quando quero, homem e mulher
Sou das praias, e da maré.
Ocupo todos os cantos.
Sou menino, avô, maluco até
Posso ser João, Maria ou José
Sou o ponto do cruzamento.
Durmo acordado e ronco falando
Corro, grito e pulo
Faço filho assobiando
Sou argamassa
De sonho carne e areia
Sou gente sem bandeira
O espeto, meu bastão
O assento? O vento!...
Sou do mundo, nem do campo
Nem da cidade,
Não tenho idade.
Recebo e respondo pelas pontas,
Pelos chifres da nação
Sou Exú.
Sou agito, vida, acção
Sou os cornos da lua nova
A barriga da rua cheia!...
Quer mais? Não dou,
Não tô mais aqui

Autor: Jorge Amado

Laroyê Exú, Exú é Mojubá!

 

terça-feira, 13 de abril de 2010

Caboclos

 

Caboclos 

Os Caboclos são entidades muito queridas na Umbanda, apresentam-se sempre como indígenas, estas entidades têm um grau espiritual muito elevado e como em todas as linhas de Umbanda, estão organizados hierarquicamente, existindo chefes de falange e subordinados.

Os caboclos são entidades muito perspicazes e são extremamente rápidos no que toca a cura de doenças, pois são grandes conhecedores das ervas, das plantas e das suas propriedades curativas.

As giras de Caboclos, transmitem as pessoas uma sensação de paz e tranquilidade, o que não é de estranhar pois o Caboclo põem todo o seu amor e bondade ao serviço das pessoas e dos seus consulentes, encorajando-as e aconselhando-as, mostrando-lhes que está ali para as ajudar e que não estão sozinhas nesta caminhada.

A palavra caboclo vem do tupi kariuóka, que significa ( da cor de cobre ). daí a associação com os índios brasileiros, de tez avermelhada, e assim a palavra caboclo passou a designar o que é próprio de bugre, do indígena brasileiro de cor acobreada. Mais tarde surgiu a designação de caboclo para o mestiço de branco com índio, o sertanejo.

Os Caboclos apresentam-se nos Terreiros de Umbanda como espíritos de adultos, com uma postura forte, de voz vibrante, estas entidades trazem as forças da natureza, são mestres na manipulação de energias para trabalhos ligados a saúde e vitalidade, também são excelentes no corte de correntes espirituais negativas.

Os Caboclos e as suas características:

  • CABOCLOS DE OXUM
    Geralmente são suaves e costumam rodar, a incorporação acontece primeiro ou quase simultâneo no coração (interno). Trabalham mais na ajuda as doenças psíquicas, como: depressão, desânimo entre muitas outras. Dão bastante passe tanto de dispersão quanto de energização. São grandes conselheiros, tendem a dar consultas que façam pensar os consulentes; Os seus passes são de grande alívio emocional.
  • CABOCLOS DE OGUM
    A sua incorporação é mais rápida e mais compactada ao chão, não rodam. São consultas directas, geralmente gostam de trabalhos de ajuda profissional. Seus passes são na maioria das vezes para doar força física e para dar ânimo.
  • CABOCLOS DE YEMANJÁ
    Incorporam de forma suave, mas mais rápidos do que os de Oxum, rodam muito, chegando a deixar o médium tonto. Trabalham geralmente para desmanchar trabalhos, com passes, limpeza espiritual, conduzindo essa energia para o mar.
  • CABOCLOS DE XANGÔ
    São guias de incorporações rápidas e contidas, geralmente arriando o médium no chão. Trabalham para : emprego; causas na justiça; imóvel e realização profissional. Dão também muito passe de dispersão. São muito directos.
  • CABOCLOS DE NANÃ
    Assim como os Preto-velhos, estes são mais raros, mas geralmente trabalham aconselhando, mostrando o carma e como ter resignação. Dão passes onde levam eguns que estão próximos. Sua incorporação é igualmente contida e não costumam dançar.
  • CABOCLOS DE IANSÃ
    São rápidos e deslocam muito o médium. São muito directos e rápidos também, muitas vezes pegam a pessoa de surpresa. Geralmente trabalham para empregos e assuntos de prosperidade, pois Iansã tem grande ligação com Xangô. No entanto a sua maior função é o passe de dispersão (descarrego). Podem ainda trabalhar para várias finalidades, dependendo da necessidade.
  • CABOCLOS DE OXALÁ
    Quase não trabalham dando consultas, geralmente dão passe de energização. São "compactados" para incorporar e se mantém localizado em um ponto do terreiro sem deslocar-se muito.
  • CABOCLOS DE OXÓSSI
    São os que mais se locomovem, são rápidos e dançam muito. Trabalham com banhos e defumadores, não possuem trabalhos definidos, podem trabalhar para diversas finalidades. Esses caboclos geralmente são chefes de linha.
  • CABOCLOS DE OBALUAÊ
    São raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas. São perigosos, por isso só filhos de Omulú de primeira coroa possuem esses caboclos. A sua incorporação parece a de um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos de magia, para vários fins.

Força da natureza: são naturais cultores da floresta.

Cor: variada; predomina o verde.

Saudação: “Okê Caboclo ! Okê Caboclo ! Okê Caboclo !.

A saudação é executada corporalmente, encostando energicamente o ombro direito da entidade mo ombro direito do consulente; depois o ombro esquerdo bate também no ombro esquerdo do encarnado. O gesto é um tanto brusco e rígido. Logo depois, a entidades bate vigorosamente no próprio peito do Cavalo (médium), saudando o Caboclo-Chefe do Terreiro, a entidade chefe do Templo, o Orixá Oxóssi ou até mesmo si próprio: “Salve o Caboclo Pena Branca, Cobra Coral” ou o nome que tenha. É assim que se dá conhecer.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones) - 2010

Esta é a historia de uma jovem adolescente que foi assassinada pelo seu vizinho. Mas que do Céu, tem acompanhado a vida da sua família e até mesmo a do seu próprio assassino.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

As 7 Linhas de Umbanda

Ivete Sangalo & Maria Bethania - Muito Obrigado Axé

Oração para Xangô

Xangô
Ó Xangô, Meu Pai Xangô,
Olhai por todos os que imploram pela vossa protecção,
Dai-nos a vossa Bênção meu Pai, protegei-nos de todos os nossos inimigos,
Sejam eles inimigos materiais ou espirituais e protegei-nos também dos nosso falsos amigos.
Confiamos-nos a Vós, meu Pai Xangô,
Mandai-nos do alto da vossa pedreira uma faísca do vosso raio luminoso
E que com ela venham os vossos ensinamentos, para podermos assim tratar com toda a
Serenidade e toda a justiça os nossos semelhantes.
Meu Pai Xangô,
Vós que sois advogado e representante da justiça divina,
Eu vos peço que me defendeis das injustiças dos homens desta Terra e que protegeis toda
A humanidade contra todas as desgraças e infelicidades.
Defendei e protegei todos os nossos irmãos inocentes daqueles que procuram fazer-lhes mal ou
Engana-los com as suas mentiras.
Meu Pai Xangô, ensinai a esses nossos irmãos o caminho do bem, da Fé e da caridade,
Para que pratiquem boas acções, como nos ensinou o nosso Pai Oxalá,
E para que aprendam a dar de graça o que de graça receberam.
Abençoai-me, Xangô, e protegei-me de todos os perigos do quotidiano e ajudai-me a praticar
O bem sem olhar a quem, ensinai-me a ser melhor, a ser bom e justo.
Ensinai-me meu Pai, a amar e a respeitar os meus semelhantes, tanto quanto vos amo e Respeito.
Peço-vos ainda meu Pai Xangô, protegei os meus amigos e os meus entes queridos de todo o Mal.
Que assim seja!!
Caô Cabecilê, meu Pai!!
Autor: Paulo de Oxalá

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Feliz Páscoas

Desejo a todos os meus Irmãos de fé uma Feliz Páscoa

Que Oxalá ilumine sempre os vossos caminhos, axé..!!

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quinta-feira, 1 de abril de 2010

ORAÇÃO PARA IEMANJÁ - 01

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Minha protectora Iemanjá.
Enfermeira dos que sofrem,consoladora dos aflitos, conselheira dos angustiados.
Mãe de todos.
Agradeço de tantas graças que nos concedes.
Indigno-me de tua áurea luminosa.
E rendo-te minha homenagem, rainha das águas.
Que contribui caridade e amor, entre todos os seus filhos.
Eu te agradeço senhora Mãe Iemanjá, por me atender nas horas que recorro a teus poderes divinas graças te dou Iemanjá.
Pelas tuas radiações milagrosas, agradeço, dizendo, obrigado por tua protecção constante que tens proporcionando por nossos irmãos que sofrem.
Curvo-me diante de ti e rogo-me, continue dando protecção a teus devotos.
Que dedicam amor profundo.
Que tua áurea bendita continue protegendo e vibrando bondade.
De paz e saúde sobre aqueles que te ajoelham suplicando aos seus pés.
Dai-nos a tua protecção pura e conforto da alma.
Suplico nesta mensagem porque creio em teu poder imenso assim seja.
Minha mãe querida Iemanjá.